5 de março de 2021

Anvisa aprova antidepressivo em spray nasal

Adultos que sofrem de depressão poderão contar com um novo medicamento. Na terça-feira, 3, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o cloridrato de esketamina, um antidepressivo na forma de spray nasal.

A aplicação poderá ser feita apenas em clínicas e hospitais, sob supervisão médica.

Antidepressivo em spray nasal é aprovado pela Anvisa

O medicamento, com o nome comercial de Spravato, é indicado para casos em que tratamentos convencionais não fazem efeito ou para quem sofre de transtorno depressivo maior (TDM) que tenham pensamentos suicidas.

A droga é produzida pela Janssen, uma subsidiária da gigante americana Johnson & Johnson – é feita de esketamina, um primo químico da cetamina, usada há décadas como um anestésico poderoso para preparar os pacientes para a cirurgia.

Acredita-se que a esketamina atinja substâncias químicas cerebrais responsáveis ​​pelo humor com mais precisão do que a cetamina. Segundo o laboratório, o remédio faz efeito em cerca de 4 horas.

Em agosto deste ano, a FDA (Food and Drug Administration, agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos) já tinha aprovado o uso do antidepressivo por lá.

Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?

CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

Centro de Valorização da Vida

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Também é possível acessar o site do CVV para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita, ou conferir aqui os postos de atendimento.

Veja também: Depressão: sintomas e tudo que precisamos saber sobre a doença

You may have missed

11993455895
× Atendimento via WhatsApp