5 de março de 2021

Cera de ouvido pode indicar os níveis de estresse de uma pessoa

Um estudo feito com 37 pessoas concluiu que é possível medir os níveis de estresse a partir da análise da cera e ouvido de uma pessoa.

O dispositivo de teste desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Reino Unido, Alemanha e Chile se assemelha a um cotonete, mas tem um freio para impedir que penetre muito no ouvido e cause danos.

Análise da cera de ouvido pode indicar qual o nível de estresse da pessoa

No estudo, também foram analisadas amostras de cabelo e sangue dos mesmos participantes, que já são usadas para avaliar a presença de cortisol, o hormônio do estresse.

Segundo os pesquisadores, as amostras de cera de ouvido revelaram produzir mais cortisol do que as amostras de cabelo, e a técnica de coleta foi o método mais rápido e mais barato.

Os pesquisadores defendem que o teste possa ser feito em casa sem supervisão clínica. Eles  também acreditam que o teste tenha o potencial de medir a glicose ou os anticorpos de covid-19 que se acumulam na cera do ouvido.

“Após este estudo piloto bem-sucedido, se nosso dispositivo resistir a um exame mais minucioso em ensaios maiores, esperamos transformar o diagnóstico e o tratamento de milhões de pessoas com depressão ou condições relacionadas ao cortisol, como doença de Addison e síndrome de Cushing , e potencialmente inúmeras outras condições”, disse um dos autores do estudo, Herane-Vives, do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London.

Alívio do estresse

Se você sofre crises frequentes de estresse, saiba que no corpo há inúmeros pontos-chave que quando pressionados ajudam a equilibrar as emoções. Conhecida como digitopressão, a técnica utiliza apenas  a pressão dos dedos sobre pontos específicos relacionados aos pontos de acupuntura para aliviar incômodos.

O procedimento pode ser realizado pela própria pessoa, com ou sem a ajuda de um especialista. Confira cada um desses pontos e como realizar a técnica neste link. 

Veja também: Seis problemas que o estresse causa na nossa saúde

You may have missed

11993455895
× Atendimento via WhatsApp