26 de fevereiro de 2021

Estes são os 4 sinais que o corpo apresenta durante a ovulação

Sabia que o corpo da mulher dá diversos sinais que indicam que ela está em seu período fértil? Essa fase – também conhecida como ovulação – é quando o óvulo é liberado de um dos ovários. Traduzindo, é quando o organismo feminino se prepara de forma natural para engravidar.

Geralmente, esse período, que dura em média 36 horas acontece cerca de 10 a 16 dias antes do  início da menstruação, mas – em mulheres com ciclos irregulares, a ovulação pode ocorrer 18 dias antes.

Para quem fica na dúvida, reunimos aqui os  sinais de ovulação que o corpo envia. Sintonizar-se em alguns pode exigir um pouco de prática. Outros sinais são fáceis de perceber. Confira:

Saiba identificar o seu momento fértil

Aumento de secreção 

Durante o período fértil, é comum a mulher perceber o aumento da secreção vaginal. Trata-se do muco cervical, que é claro, escorregadio e se assemelha à clara de ovo.

Essa secreção  tem um papel bem importante em todo o processo. É ela que permite que o espermatozoide entre no útero e chegue até o óvulo durante a ovulação.

Mudança na temperatura corporal

No período fértil também é normal a temperatura basal da mulher aumentar por conta das alterações dos níveis hormonais. Esse aumento de temperatura vai se intensificando conforme se aproxima da ovulação.

Só que para saber isso é necessário contar com a ajuda de um termômetro e medir a temperatura sempre ao se levantar, logo pela manhã, desde o primeiro dia do ciclo menstrual e ir monitorando. Quando o termômetro marcar uma temperatura mais elevada provavelmente, será o período fértil.

Dor na região pélvica

Cerca de uma em cada cinco mulheres sente desconforto pélvico ao ovular – desde uma dorzinha incômoda bem leve até uma pontada aguda no baixo ventre.

Libido elevada

É durante o período fértil que a libido da mulher também aumenta. Isso acontece devido à alta do estrogênio, hormônio sexual produzido pelo ovário, que se intensifica durante a ovulação.

Veja também: Confira os alimentos que aumentam as chances de engravidar

You may have missed

11993455895
× Atendimento via WhatsApp