Divulgação/BioNTech
A farmacêutica Pfizer afirmou nesta terça-feira (27) que ainda não está pronta para divulgar dados sobre os testes em estágio avançado de sua potencial vacina contra covid-19, que está desenvolvendo em parceria com a alemã BioNTech.
O presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla, havia dito que a empresa poderia divulgar os dados sobre se a vacina funciona ou não até este mês, mas a companhia afirmou em uma apresentação que o comitê independente de monitoramento dos dados, que determinará se os testes foram ou não bem-sucedidos, ainda não conduziu uma análise preliminar de eficácia.
Leia também: Vacina da Pfizer mostra efeitos colaterais leves e moderados
Bourla acrescentou que assim que a empresa souber se a potencial vacina funciona, pode levar até uma semana antes que a Pfizer passe a informação ao público, tornando improvável a divulgação de dados antes da eleição presidencial dos Estados Unidos em 3 de novembro.
“Em caso de uma leitura conclusiva, positiva ou negativa, informaremos o público assim que terminarmos o trabalho administrativo necessário, que estimamos que seja concluído em uma semana a partir do momento em que soubermos”, disse.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a dizer que uma vacina poderia ficar disponível até a eleição presidencial norte-americana de 3 de novembro, mas nas últimas semanas o governo norte-americano tem enfatizado que ela ficará pronta neste ano.
A Pfizer espera se tornar a primeira farmacêutica norte-americana a anunciar dados bem-sucedidos dos testes em fase avançada de uma vacina para a covid-19, antes da rival Moderna.
A Pfizer e a BioNTech lançaram seus testes de fase 3 com 44 mil voluntários no final de julho.
O comitê independente deverá fazer sua primeira análise do desempenho da vacina após 32 participantes do ensaio clínico serem infectados pelo coronavírus.
More Stories
Caça Vazamentos
Cama Box Molas Ensacadas
Otorrino Asa Sul Brasília